sexta-feira, 7 de abril de 2017

Rodeio

A simples e bucólica Rodeio, cidade do alto vale aderiu definitivamente ao Circulo do Futevôlei Catarinense.


Categoria Intermediário e Misto.

Um pouco do História de Rodeio.

Colonização...

O território que hoje consiste em Rodeio foi fundado em meados de 1875, com a chega dos imigrantes italianos. Estes imigrantes vieram a pedido de Dr. Blumenau, já que os imigrantes alemães não estavam se adaptando com a região. Neste contexto, homens e mulheres de fala italiana, advindos da hoje região hoje chamada de Trentino Alto-Ádige (dividida em duas províncias autônomas: Trento e Bolzano) e que na época pertenciam ao Império Austro-Húngaro, e mantinham estreitas relações com os costumes germânicos, afinal de contas sua nacionalidade era austríaca. Na época esses austríacos de fala italiana eram conhecidos como tiroleses, afinal pertenciam a região do Tirol, porém depois da Primeira Guerra Mundial, em 1918 com o Tratado de Paris Saint-Germain a região tirolesa passa pertencer ao reino italiano. Vale lembrar que também houve importantes núcleos de famílias vindas do Vêneto e da Lombardia, sendo estas regiões pertencentes ao então Reino da Itália.

Os imigrantes "italianos" partiram então de Indaial, enquanto as esposas ficaram em Blumenau, começaram então a traçar uma picada feita de machado e facão, seguindo o rumo do Rio Itajaí-Açu, fazendo um longo trajeto, contornando Timbó, até chegarem exatamente até o ponto de partida. Fazendo então a chamada "Picada Rodeio", já que foi feito um "rodeio" pelo território.

Sobre os indígenas, existe poucos relatos, mas os que habitaram a região foram os tapuias, descendentes da tribo dos aimorés. Os relatos mais comuns acerca do assunto é de que essas populações eram perigosas e não gostavam de trabalhar, cometendo vários assaltos e alguns assassinatos. Para tanto foram chamados os ditos "bugreiros" para exterminar com esses povos. Hoje em dia há muitas discussões sobre se realmente eram os "índios" que atacavam sem motivos, ou se não era o oposto, ou até mesmo, se não era um conflito mútuo.

Show!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário